O papel da secretária tem vindo alterar-se ao longo do tempo
devido à evolução tecnológica e à redução custos.
A secretária continua a assistir em todas as tarefas a
chefia. Se o gestor delega muito trata-se de uma verdadeira assessoria e é-lhe exigido conhecimentos de organização
empresarial, marketing, recursos humanos,…
A simples secretária que se limitava a atender o telefone, redigir
cartas no computador, gerir a agenda e a
organizar eventos, deve hoje em dia, também, planear reuniões, interagir com os colegas, com
vendedores e com o público em geral.
Antigamente esperava–se que uma secretária tivesse um papel passivo, simples, de cumpridora de ordens. Hoje
com o aumento do ritmo de trabalho nas empresas a chefia tem de delegar o maior número possível de tarefas de maneira a poder concentar-se nas decisões de
gestão mais importantes.
Uma secretária eficaz deve agir proativamente desafiando
sempre que acredita que há formas mais eficazes de trabalho manifestando uma
postura assertiva, deve saber gerir situações de conflito e lidar com interlocutores
de perfil muito diferentes.
Fonte: As novas secretárias, Maria João Alexandre, Executive Digest, outubro de 2003
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